quinta-feira, 24 de junho de 2010

A inteligência artificia

Depois de um período negro, os estudos sobre redes neurais volta à tona nos anos 1980, mas é nos anos de 1990 que ela tem um grande impulso, consolidando-a verdadeiramente como a base dos estudos da IA.
confira a imagem em:culturareino.blogspot.com/2009/08/inteligenci...


AI na vida real

Hoje em dia, são várias as aplicações na vida real da Inteligência Artificial: jogos, programas de computador, aplicativos de segurança para sistemas informacionais, robótica (robôs auxiliares), dispositivos para reconhecimentos de escrita a mão e reconhecimento de voz, programas de diagnósticos médicos e muito mais.


IA na ficção

Um tema bastante recorrente em histórias de ficção científica, a Inteligência Artificial está presente em livros, desenhos animados e filmes. Um autor de grande destaque nesta área é o russo Isaac Asimov, autor de histórias de sucesso como O Homem Bicentenário e Eu, Robô. Ambas receberam adaptação para o cinema. Outra história que caiu nas graças do público foi AI: Inteligência Artificial, dirigido por Steven Spielberg.

Porém, nem tudo são flores na visão daqueles que levam a IA para a ficção. Filmes como 2001: Uma Odisséia no Espaço, dirigido por Stanley Kubrick, Matrix, de Andy e Larry Wachowski, e Exterminador do Futuro, dirigido por James Cameron, mostram como a humanidade pode ser subjugada por máquinas que conseguem pensar como o ser humano e ser mais frias e indiferentes a vida do que seus semelhantes de carne e osso. confira em:http://www.baixaki.com.br/info/1039-o-que-e-inteligencia-artificial-.htm


segundo Terry Winograd,Inteligência Artificial é hoje um domínio do conhecimento cada vez mais ‘na moda’. Dela fala-se, escreve-se, ouve-se falar, lê-se. Mas saberemos nós o que é na verdade esta ciência, o que estuda, que aplicações práticas tem? A verdade é que muitas vezes os nossos conhecimentos sobre Inteligência Artificial (I.A.) não vão além do ‘isso tem qualquer coisa a ver com computadores, não é?’

A Inteligência Artificial é por um lado uma ciência, que procura estudar e compreender o fenómeno da inteligência, e por outro um ramo da engenharia, na medida em que procura construir instrumentos para apoiar a inteligência humana. A I.A. é inteligência como computação, tenta simular o pensamento dos peritos e os nossos fenómenos cognitivos.

No entanto, a I.A. continua a ser a procura do modo como os seres humanos pensam, com o objectivo de modelizar esse pensamento em processos computacionais, tentando assim construir um corpo de explicações algorítmicas dos processos mentais humanos. É isto o que distingue a I.A. dos outros campos de saber, ela coloca a ênfase na elaboração de teorias e modelos da Inteligência como programas de computador.confira em:http://www.citi.pt/educacao_final/trab_final_inteligencia_artificial/ia.html



confira a imagem em:http://www.myfreewallpapers.net/fantasy/wallpapers/artificial-intelligence.jpg


conclusão:

A Inteligência Artificial (IA) é um segmento do conhecimento que usa basicamente conceitos tanto de Matemética, computação e Estatística com a finalidade de tentar automatizar máquinas ou resolver problemas com maior eficiência. Assim, a IA é muito usada em robótica ou automação de máquinas, das mais simples às complexas. É a partir dessa ciência que temas aqui serão abordados, referindo-se, também à infomática e atualidades sobre o assundo.

6 comentários:

  1. È bom saber como a tecnologia está envolvida com a sociedade e para que o como é utilizada, e como aparece para nós, através dos meios de comunicação, e abordando se é um bom para a sociedade ou um mal. O texto ficou claro e bom de entender, pois os meios utilizados de apoio são bem conhecidos, como os filmes.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, esse tema é bastante visado nos dias de hoje. Como sabemos, tudo, hoje em dia, está automatizado.
    Como diz o texto: "Cabe a nós esperar que, independente dos rumos que os estudos sobre IA tomem, eles sejam guiados pela ética e pelo bom senso."

    ResponderExcluir
  3. Em breve teremos uma possível SkyNet da vida!?? =P
    Tema bastante controverso e que atrai muita atenção devido aos benefícios que podem ser gerados, para o bem tanto quanto para o mal. Por mais que seja imaginado torna-se um ponto bastante claro que com inteligência artificial um robô possivelmente possa efetuar tarefas excepcionais, mas tem o fato que é: até qual ponto devemos deixar caminhar com as próprias pernas para evitar uma possível revolução dos mesmos como acontece em "Eu, Robô".
    De fato é um tema que ainda tem muito que render.
    Ótimo tema!

    ResponderExcluir
  4. que interessante mas tomando como exemplo o filme o "exterminador do futuro" podemos perceber que se não for usada com demasia pode causar malefícios.

    ResponderExcluir
  5. Essa área de pesquisa da ciência da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade humana de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente.È muito interessante.
    Otimo tema!!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal esse assunto..só que nada nos tira da exuberancia do nosso cérebro...
    muito interessante mesmo...trazer esse desenvolvimento tecnologico!

    ResponderExcluir